sexta-feira, 20 de julho de 2012

DECADÊNCIA, COLAPSO !



Decadência ou já estamos em colapso?
Estamos vivendo dias um tanto ‘peculiares’.
A sociedade está vivendo um frenesi  que jamais foi registrado na história da humanidade.
Nunca psicólogos tiveram tanto trabalho.  Falamos toda hora no mal do século; a depressão, sim a temida depressão, mas eu fico a observar alguns pontos no ser humano... 
Hoje é comemorado o dia DO AMIGO. E vemos então nas redes sociais várias manifestações sobre o assunto, e é plasticamente bonito de se ver,  a estética até pode ser bonitinha, mas na verdade isso tudo se torna nulo ante a outro grande mal que estamos encalacrados nele e até esse momento ainda não vi ninguém se manifestar sobre, é o mal do “CUSTO BENEFÍCIO”, isso mesmo “CUSTO BENEFÍCIO”. Só tenho comigo aquilo que de alguma forma me acrescenta algo,que me faz  ganhar, ganhar com influências, com participações, enfim... ganho, ganho, ganho, se não ganho ou ao menos empata, eu não quero comigo.
E como eu estou falando de uma maneira ampla em todo contexto que estou inserido; Política (não a partidária), Religião, sociedade, negócios...
Eu me entristeço muito quando percebo alguns preconceitos e resistências que as pessoas carregam em si, num cinismo sem precedentes,  e dizem: _eu não me importo com cor, nem com limites geográficos, nem com credo,  e isso tudo é uma bobagem, isso tudo pra mim não passa de fascismos.  na verdade queria eu poder ser amigo de uma pessoa, uma que seja ( e eu tenho vários amigos, por favor entendam minha colocação) mas que esse amigo fosse disposto a levantar uma vez na vida pela madrugada a fim de me ajudar em algo ( já fizeram isso por mim algumas vezes) que não se importasse com o infeliz relógio, quando as piadas toscas estão sendo ‘’servidas à mesa’’. Eu não sou louco e sei que todos nós temos a nossas obrigações como cidadãos, como súditos de alguém, sim eu sei. Mas eu sei também que todo homem pode contralar seu tempo, mesmo que ele seja espremido.
Quando os valores não são mais considerados? Quando nós pregamos que gostamos não é de cor, mas de caráter, não do preço mas dos valores humanos, mas quando olhamos ao lado e vemos um sujeito simples com uma roupa que não estampa nenhuma GRIFE e no outro lado olhamos e vemos um CKJ, uma Abercrombie, uma Hollister, uma Aeropostale, ou Tommy...  já queremos de alguma forma ter uma aproximação com este segundo, pois pré-julgamos que essa pessoa é de boa índole e que é um homem (ou mulher) da sociedade, pessoa esclarecida, que tem muito a nos oferecer. já o Ricardo que ta com a camisa da “GPS”!,  não nos é atrativo estar perto dele, de cara denota-se que ele não tem bom gosto, e que sequer anda bem vestido. Mas logo nós, que gostamos mesmo é de valores e não de marcas e/ou estampas?!! Irônico não?!! Então estou sendo  honesto quando afirmo que prefiro a sinceridade, ou estou sendo ‘’político’’ a fim de ganhar mais ‘’seguidores’’?, nossos atos são postos à prova em todo instante e se piscarmos, bem vindo ao contraditório. Pois palavras e atos nem sempre andam de mãos dadas, é sempre um querendo enforcar o outro. Mas nós; lembra? Não gostamos do belo, gostamos do verdadeiro, é a nossa regra básica não é?.

Em outra circunstância, agora falando da RELIGIÃO, temos a Hierarquia e isso é legal, instituído por Deus, mas esqueceram de avisar aos nossos nobres GENERAIS que acima de tudo pra fazer parte do REINO DE DEUS, é preciso ser humilde e manso, corremos a corrida das audiências na casa de Deus, e muitos reclamam que o evangelho está sendo visto como apenas mais um movimento humanista, que quer angariar simpatizantes , não para ver o bem do próximo, mas para ter "bens" em seus domínios em seu nome, ou seja, faço a obra de Deus, mas primeiro preciso que na minha somática do custo benefício  eu tenha meus ganhos, meus reconhecimentos; e quem realmente ler a palavra de Deus, sabe que não foi pra isso que fomos chamados, quem foi chamado não é obrigado a dizer sim, mas quem assim o fizer, tem que ter a ciência, que o chamado implica em padecer afrontas, humilhações, injúrias, rejeições, calúnias das mais variadas,perseguições, e por aí seque a lista que não é pequena. Só que no final delas existe uma bem aventurança, e essa bem aventurança é garantida por Deus, e Deus é o único que é justo, fiel e verdadeiro,  sua bem aventurança é muito mais completa do que nossa pequena capacidade de entendimento pode sequer chegar perto do Deus tem preparado aos que vencerem.
Temos hoje nos nossos púlpitos mensagens mais voltadas para a autoajuda do que para a desmistificação do próprio evangelho. Por isso que muitas vezes não temos resultados impactantes em relação ao efeito da palavra de Deus, pois os homens estão colocando nas entrelinhas suas filosofias sem embasamento bíblico, e no Reino de Deus, o que fica é aquilo que está em conformidade com sua palavra que é imutável, que é de eternidade a eternidade (passarão os céus e a terra mas as minhas palavras não hão de passar. MT 24.35)
É assim que é a palavra de Deus. Sem rodeios, sem agrados, sem hipocrisias, a palavra de  Deus É. Não temos que colocar achismo, temos que falar a  e não achar que podemos mudar algo, essa parte fica por conta do ESPÍRITO SANTO, ele é quem convence.

Já nos negócios a coisa é mais implacável, ela é cruel, você simplesmente não pode errar, você não pode ser fraco, você tem como obrigação ganhar, (mais uma vez essa palavra faz toda a diferença no contexto do custo benéfico),  a nossa corrida  é sempre a mesma, eu preciso acumular o Maximo, gastar o mínimo e ser solidário NUNCA, não vou ajudar ninguém sendo que este não vai mencionar tal feito a qualquer pessoa do meu hall de amigos, então logo vejo que não faz sentido eu ajudar,olhando mais uma vez pela ótica do custo benefício, é bom demais eu dar um trocado pro cara do sinaleiro quando tem alguém do banco do carona, já naquele momento que passo sozinho, eu subo o vidro do carro pra fingir não ver o necessitado.
Bom, eu tenho muito ainda pra falar sobre essa faceta que nos atormenta, mas eu estou sem 'muito tempo', e estou sendo cauteloso pra não deixar escorregar aqui palavras de baixo calão e o máximo possível para não tornar algo mais pessoal do que já está.
Quem ler e gostar bem e quem não gostar... exploda-se.
Não posso afirmar que amanhã estarei com esse mesmo afinco de escrever sobre tais assuntos, tenho que primeiro pegar a calculadora do custo benéfico.
Não está bem definido os assuntos abordados, ou ao menos mais claro, devido a ininterrupção em que o texto discorreu, não há aqui um foco específico, o único e absoluto intuito é o simples, externar o que se passa na cabeça do pequeno homem.

Obs: sei que vivemos dias que não podemos errar, mas o texto não foi corrigido, pois se eu o fizer, posso mudar alguma coisa e não quero mudar nada que foi cagado por essa mente quase que bipolar (segundo alguns diagnósticos). gostaria que você que está lendo relevasse essa questão, pois sou humano e me permito errar.

Samuel Gonçalves.

Um comentário: